quarta-feira, 20 de maio de 2009

Introdução

O objetivo deste trabalho é demonstrar a gestão por competência implantado na Secretária de Educação do Estado de São Paulo que vem sendo a aposta do setor público para gerenciar os recursos humanos com base no desempenho. Essa nova maneira de administrar os recursos humanos, baseada no desempenho do servidor, pode ser resumida em uma expressão: gestão por competências. Há um consenso entre consultores e gestores de que esta é uma das principais soluções para se avançar. Trocando em miúdos, isso significa mapear as potencialidades de cada funcionário com base em três pilares: conhecimento, habilidades e atitudes. É o que a iniciativa privada há tempos conhece como "ter a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa". Qualquer companhia contrata, capacita, desloca de função e demite empregados de acordo com esse princípio. No setor público, isso nem sempre é possível.
Segundo Drucker, . O plano de carreira deve vir de encontro à missão e visão da própria instituição, conciliando objetivos e benefícios organizacionais, com objetivos e benefícios dos profissionais, aliando-se então os interesses da organização com os interesses de seus colaboradores, e assim, pautados na ética, nos valores, princípios e na cultura organizacional, contribuir para o alcance do desenvolvimento e crescimento de ambos, alcançando diferencial e gerando o rebento denominado sucesso.
Nesse sentido, ressalta-se ainda “Que pensando no alcance dos resultados, a organização deverá liberar recursos destinados à profissionalização e ao aperfeiçoamento de seus profissionais, que somados com envolvimento e comprometimento irão alcançar o desenvolvimento e crescimento esperado, o que não impede que cada profissional também tome tal iniciativa (CHIAVENATO, 2007).
O plano de carreira irá contribuir para com a valorização dos profissionais, concebendo-os como um ser humano, ser bio-psico-social, que pensa e possui talentos, conhecimentos, capacidades, anseios e necessidades diversas e é capaz de contribuir e muito para que a organização faça a diferença neste mundo globalizado e de alta competitividade.




Emerson, Diego, Angela, Aline, Francisco, Gilvan e Thiago.

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