sexta-feira, 22 de maio de 2009

Análise dos dados coletados

O Programa de Plano de carreira implantado na SEDUC, propõe-se a construir um modelo de dimensionamento e valorização dos profissionais envolvidos , visando a melhoria das práticas e gestão de pessoas, atendo as mudanças do atual cenário político, social e econômico que impõem novas tendências, demanda e desafios as instituições de ensino.

Este Plano é constituído por um processo de identificação, análise e qualificação da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais,

A Gestão de Pessoas ocupa posição estratégica na concepção da gestão da instituição, no cumprimento da sua função social, de sua metas e seus objetivos.

Nesse sentido, o programa foi norteado pelos seguintes critérios :

a) Identificar diversidades de vínculos;

b) Descrever as atividades dos setores em relação aos ambientes organizacionais privados.

c) Descrever as condições tecnológicas e de trabalho, a composição etária e de saúde;

d) Analisar processos de trabalho, apontando as necessidades de melhorias;

e) Comparar quadro real com a necessidade para promover ajustes de distribuição de pessoal ; indicar a necessidade de abertura de vaga.

A adoção de um sistema de Gestão do Desempenho Humano, considerado uma relevante ferramenta auxiliar para a gestão de pessoas, pretende contribuir para o aperfeiçoamento da administração dos recursos humanos, especialmente nos aspectos do planejamento e acompanhamento, através de metodologias de caráter pedagógico, e favorecer a melhoria dos resultados da produção institucional, no que tange às atividades administrativas, tanto na dimensão técnico-operacional quanto nos níveis gerenciais, enquanto meio para viabilizar o cumprimento da Missão da Educação do Estado.

O processo de avaliação de desempenho, visto como um sistema de informações gerenciais, além de instrumento para a gestão dos recursos humanos, deverá:

a) Efetivar as progressões por mérito profissional com base nos resultados objetivos dos desempenhos dos servidores;

b) Promover a reflexão do servidor acerca da sua responsabilidade para com os resultados previstos no planejamento do setor ou Unidade em que está lotado;

c) Possibilitar acompanhamento gerencial de resultados do nível operacional, tático e estratégico;

d) Facilitar o relacionamento interpessoal entre chefias e colaboradores criando um clima favorável ao desempenho das atividades;

e) Coletar informações diagnósticas para subsidiar ações de desenvolvimento gerencial em diversos níveis, bem como para os servidores em geral, para o dimensionamento da força de trabalho e para os programas de saúde ocupacional;

f) Verificar a satisfação dos usuários dos serviços das Unidades, como forma de referenciar a avaliação nas expectativas dos usuários, permitindo uma crescente qualificação dos serviços prestados à sociedade;

Para cumprimento dos objetivos elencados no Plano, será adotada a abordagem sistêmica e participativa, que possibilita a avaliação consistente dos aspectos quantitativos e qualitativos do sistema organizacional e a otimização do desempenho dos processos de trabalho, nos diversos ambientes organizacionais.



Emerson, Thiago, Diego, Angela, Aline, Francisco e Gilvan.

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